sky.jpg

O supervisor de Pós-produção:

static1.squarespace.jpg

Com 12 anos de idade, o publicitário Pedro Magalhães começou seus projetos de  animação 3D e 2D, se tornou generalista em pós-produção, dirigindo e produzindo trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Multifacetário, atuou diretamente no desenvolvimento e direção de diversos longa-metragens, videoclipes, comerciais, animações e séries de tv.

depyl-making-of-12fps.gif
senac-gif.gif
mrv-20fps.gif
 

FILME 1: ‘‘GOSMENTO’’

Nesse filme teremos 3 momentos de VFX:

  1. A explosão da cabeça

mib-gif-1.gif

Para esta cena o ideal será produzir a explosão de gosma em chroma (ou luma) para aplicação posterior em comp. O efeito produzido é sempre melhor por carregar as informações corretas de luz do ambiente e também simplificar efeitos como a gosma interagindo com possiveis cenários em volta e sujando as coisas.

exemplo de explosão de liquido captada em chroma

exemplo de explosão de liquido captada em chroma

2. A cabeça reconstituindo

mib-gif-2.gif

O cenário ideal seria escanear a cabeça do Porchat em 3D, isso traria agilidade e também fidelidade para o processo.

Porém como teremos apenas 8 horas com o ator, provavelmente teremos que fotografar a cabeça dele de vários angulos e modelar manualmente a cabeça dele depois. Ter o porchat modelado em 3D também nos ajudará no filme 2.

Essa cena seria ideal começar com a transformação em 3D, fazendo um morph para a cabeça real depois.

Pra esse efeito vamos gravar o ator em fundo chroma para facilitar o plate de cenário atrás e evitar rotoscopias excessivas. Na pós a cabeça do ator original será recortada para depois colocarmos a cabeça do Porchat crescendo no lugar. Vamos ter que inserir em pós o fundo da gola da camisa, que será retirado com a cabeça original.

dbiqj1z-de802f37-80fd-4468-b14c-f29e71a410fa.jpg
terminator.gif

A gosma também terá um protagonismo na formação da cabeça, fazendo a transição entre o estado gosma e o estado ‘‘real’’.

3. A troca de cabeça

pequenino-1.gif
pequenino-2.gif
pequenino-3.gif

Para inserir a cabeça do Porchat no corpo dos atores em todos os filmes nós precisamos gravar o acting do Porchat em chroma, na mesma iluminação e local das cenas do ator principal. Depois vamos encaixar a cabeça dele no outro corpo com tracking e roto, tomando sempre cuidado em manter os mesmos angulos de câmera e lentes. Um ótimo exemplo desse tipo de trabalho é o filme ‘‘O pequenino’’ dos irmãos Wayan.

FILME 2: ‘‘TREM’’

giphy-downsized-large.gif

Nesse filme vamos brincar com aquela cena clássica de desenhos animados da qual um personagem pinta um tunel falso e ele acaba reagindo com um ‘‘plot twist’’.

Além do ator em live action vamos contar com um cenário e um personagem completamente em 2D.

Pra esse roteiro vamos desenvolver uma personagem que será a responsável pela pintura do tunel.

Vamos trabalhar com uma animação baseada em trabalhos dos anos entre 30 e 40.

As etapas de criação desse personagem contará com estudos previos de arte conceitual , seguindo depois de folhas de estilo que servirá como um manual de expressões faciais, corporais, etc.

a-progression-of-one-of-the-bosses-in-cuphead.jpeg

Uma ótima referencia que podemos seguir é do jogo de 2017 ‘‘Cuphead’’, do qual foram feitas animações baseadas nos classicos dos anos 30, com cores vibrantes, aberrações cromáticas e até mesmo uma simulação de ranhuras e defeitos de rolos de filmes. É moderno e ao mesmo tempo trazendo a nostalgia das animações que tanto marcaram esse cenário.

tenor.gif
giphy.gif
giphy.gif
behind-the-scenes-of-cuphead-which-was-made-with-real-ink-and-paper.jpg

Outro detalhe importante das animações dessa época é que os cenários eram pintados com tinta, e seria bacana manter isso no nosso filme

cuphead-art-forest-1500x1000.jpg
cuphead-art-gloves-720x720.jpg
cuphead-art-backgrounds-720x720.jpg

Porchat em 3D:

Nesse filme também faremos uso do Porchat em 3D para fazer a cena dela achatado, e depois inflando até virar o Porchat de verdade.

mask-1.gif
mask-2.gif

O Porchat nesse filme deverá ser gravado inteiramente em estúdio chroma, para aplicar ele sobre a animação 2D depois. Para a última cena na qual ele estará em um sofá em um ambiente 3D, vamos precisar produzir um sofá também em chroma para ele poder sentar e assim substituir ele pelo animado depois.

chroma-key.jpg

Trem em 3D:

trem.jpg

Nesse filme também contaremos com um trem em 3D, que fará interação com o cenário em 2D e que será usado também para mídia impressa.

FILME 3: ‘‘ÔNIBUS’’

futebol.jpg

Para o filme 3 vamos basicamente usar a técnica já descrita no filme 1, para trocar a cabeça do ator pela cabeça do Porchat.


*Estamos à disposição para sanar qualquer dúvida.